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JUIZES

Juízes (jp;v' "shaphat") •Pastor George Emanuel O Livro dos Juizes1 (jp;v' "shaphat") foi assim chamado pelo grande relevo que nele têm os chefes a quem se deu tal nome (chofetîm). Depois da sua chegada a Canaã e do seu estabelecimento no território, como está descritas em Josué, as doze tribos ficaram um pouco à mercê dos povos que ainda ocupavam a terra. Cananeus e filisteus continuavam a sua luta para expulsar as tribos israelitas que se tinham infiltrado em algumas parcelas do seu território; e a conquista total da terra e o conseqüente predomínio dos israelitas sobre os povos locais ficarão para mais tarde, no tempo de David (séc. X a.C.). Os Juizes não são chefes constituídos oficialmente, mas homens e mulheres carismáticos, atentos ao Espírito do Senhor, pessoas marcadas por uma forte personalidade, capazes de se imporem moralmente perante as outras tribos. Deste modo, quando alguma tribo era atacada, o Juiz congregava as outras para irem em socorro d...

MATERIAL EXTRA - MAÇONARIA

A MAÇONARIA A Maçonaria é um assunto sobre o qual praticamente todas as pessoas gostariam de ler, mas sobre o qual pouquíssimas têm a coragem de escrever e comentar abertamente. Um misto de ver¬dade e mitos sobre a Maçonaria tem feito surgir grande inquieta¬ção entre os não-maçons. Algo como uma presença temficante permeia a alma do não-maçom que se aventura a estudar e questi¬onar a Maçonaria. Apesar de tudo isso, tomei a decisão de escrever este capítulo sobre a Maçonaria, e o fiz partindo de dois princípios: 1) Se a Maçonaria arroga a si o direito e o poder de impor medo às pesso¬as, não merece o respeito dos não-maçons, e 2) se a Maçonaria busca o respeito dos não-maçons, então não tenho por que temê-la. Nada mais lógico, não acha? Abordarei a Maçonaria estritamente do ponto de vista das Escrituras, e à luz da questão da legitimidade ou não do cristão filiar-se a essa entidade. I. O QUE É A MAÇONARIA? A Maçonaria é uma sociedade secreta e ritualística, incluindo em sua filosofia a ...

AULA 4 - DEUTERONOMIO, MENSAGEM E TEOLOGIA

Importância do DEUTERONOMIO O livro de Deuteronômio tem uma importância singular no conjunto das Escrituras. Em primeiro lugar, do ponto de vista da formação das tradições bíblicas, é consenso entre os comentaristas que é o ponto de arranque ou o início do cânon do Antigo Testamento. Em segundo lugar, pode ser considerado um livro “ponte”, porque com ele termina o Pentateuco (Gênesis até Deuteronômio), e se inicia outro conjunto, aquele formado pelos chamados livros históricos (Josué até 2 Reis). Deuteronômio compartilha com ambos os conjuntos parte de sua temática. Em terceiro lugar, está perto de livros sapienciais, como Provérbios; e é marcante sua influência em livros proféticos, como Joel e Jeremias. Em quarto lugar, no social, é um dos documentos mais humanos e humanitários do Antigo. Testamento. Deuteronômio mostra uma grande preocupação pelos pobres, pelos escravos, pelos estrangeiros, pelos devedores, pelas prisioneiras de guerra. (cf. Dt 14,28-29; 15,11-18; 21; 22; 24 etc.)1....

AULA 3 – LEVÍTICOS / NÚMEROS

1. A RELIGIÃO DE ISRAEL As leis para um viver santo A expansão das leis morais e suas normas adicionais para um viver santo foram instituídas para guiar os israelitas em sua conduta como "povo santificado por Deus" (Êx 20-24, Lv 11-26). A simples obediência a essas leis morais, civis e cerimoniais, os distinguiriam de todas as nações que os circundavam. Essas leis para Israel podem ser entendidas melhor à luz das culturas contemporâneas de Egito e Canaã. O matrimônio entre irmão e irmã, que era coisa comum no Egito, ficava proibido. As ordenações concernentes à maternidade e ao nascimento dos filhos, não somente lembravam que o homem é uma criatura pecadora, senão que se erigia contra a perversão sexual como contraste, contra a prostituição e o sacrifício de crianças, associados com seus rituais religiosos e com as cerimônias dos cananeus. As leis do alimento purificado e as restrições concernentes ao sacrifício de animais, tinham como finalidade evitar que os israelitas se c...

PENTATEUCO - AULA 2

NOTAS DE AULA 2 – PENTATEUCO 10/03/2009 1.Imagem de Deus no Homem * o que é? *Conceitos de Antropomorfismo – Deus definido como possuindo atributos humanos. 2. EXODO *Um rei que não conhecia José ( Ex 1.8 ) – Por que naum temos escritos egípcios que comprovem a história de José narrada na Bíblia ?????? Resp: De 1730 a.C. a 1580 a.C. foi o domínio Hicso na região, de natureza que José não se relacionou com Egípcios e sim com os Hicsos. *Os Nomes de Deus *A Páscoa Comendo um Cordeiro e as implicações para nós no NT...TL.Osborn *O TABERNÁCULO "As figuras das coisas que estão no céu" (Hb 9:23) não podem ser interpretadas pela mente natural, ainda mesmo a mais cultivada. Devem ser lidas à luz do céu. O mundo não tem nenhuma luzque possa revelaras suas belezas. Aquele que produziu as figuras é o único que pode explicar o que elas significam. E Aquele que deu os símbolos é quem pode interpretá-los. Para a vista do homem parecerá que há irregularidade na maneira como o Espírito apre...

E a Bíblia tinha razão...WERNER KELLER

José foi, pois, conduzido ao Egito, e Putifar, egípcio, camarista de faraó e general do Exército, comprou-o aos ismaelitas, que o tinham levado (Gênese 39.1). A história de José, que foi vendido por seus irmãos e enviado para o Egito e, mais tarde, após tornar-se grão-vizir, reconcilia-se com eles, é indu¬bitavelmente uma das histórias mais belas da literatura mundial. Pelo que, passados muitos dias, lançou sua senhora seus olhos sobre José, e disse: Dorme comigo. Mas ele, não consentindo de modo algum..." (Gênese 39.7, 8). Quando o marido voltou para casa, ela disse: "Aquele servo hebreu, que trouxeste, veio ter comigo para fazer zombaria de mim" (Gênese 39.17). "Bem Aquiba", disseram sorrindo os egiptólogos ao fazerem o pri¬meiro estudo do "Papyrus Orbiney". O que eles decifraram naqueles hieróglifos foi uma história muito lida do tempo da décima nona dinastia, com o discreto título de "A história dos dois irmãos": "Era uma vez dois...

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PENTATEUCO E HIPÓTESE DOCUMENTÁRIA

Rev. Ewerton Barcelos Tokashiki 1. Título Geralmente esta seção do AT é comumente conhecido como Toráh (Lei). O substantivo toráh se deriva da raiz yarah, “lançar” ou “projetar”, e significa orientação, lei, instrução. Edward J. Young observa que como designação dos cinco primeiros livros da Bíblia, esse termo é empregado em sentido mais restrito para destacar o elemento legal que forma tão grande porção desses livros. Esse emprego do termo, porém, não exclui as seções históricas ou de narrativa; antes, inclui-as, visto que formam o segundo plano ou arcabouço apropriado para a legislação.[1] A palavra “Pentateuco” é uma derivação de duas palavras gregas “pente” (cinco) e “teuchos” (volume). Seu primeiro uso se encontra, talvez, nos escritos de Orígenes, a respeito de Jo 4:25, “do Pentateuco de Moisés”. No AT o Pentateuco é chamado de: 1. Lei: Js 8:34; Ed 10:3; Ne 8:2,7,14; 10:3...